Pilotamos a Super Meteor 650: Primeiras impressões, preço de lançamento e ficha técnica
- Daniel Paiva
- 13 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de mai. de 2024
A convite da Royal Enfield do Brasil, fomos experimentar a Super Meteor 650 e comprovar se a espera valeu a pena.

Brasília foi palco do lançamento da Super Meteor 650, promovido pela Royal Enfield do Brasil para quase 30 jornalistas e influenciadores, além de convidados internacionais.
A apresentação oficial foi cheia de novidades, principalmente ao revelar que os preços da pré-venda serão mantidos no lançamento, tamanho o sucesso da campanha.
PREÇOS
São três versões com preços a partir de R$ 33.990,00 a R$ 34.990,00 (com frete incluso).
Astral ![]() | Interestellar ![]() | Celestial ![]() |
Tanque de cor única e aplicação da marca Royal integrada, sai por R$ 33.990,00, nas cores: preto, azul ou verde. | Com tanque em duas cores e emblema Royal em metal, por R$ 34.490,00 nas cores: verde e cinza. | Tanque em duas cores e acessórios como Sissy bar, proteção de motor e para-brisa por R$ 34.990,00, nas cores: vermelho ou azul |
O DESTINO
Um ride de aproximadamente 150 km, partindo da concessionária Royal Enfield Brasília aé o Pad Bier, um moto point conhecido aqui na Capital Federal, permitiu experimentar de forma interessante todo o potencial da nova Cruiser da marca. O trajeto incluiu boa parte de rodovia e uma parte na cidade.
O DESIGN
A moto é um modelo de assento baixo (74 cm), estilo cruiser, com estética retrô-moderna. Possui farol redondo (que é uma assinatura da marca em toda a linha) e lanternas em LED. O Painel possui um mostrador maior com velocímetro anaógico e um visor digital com informações de trip, marcha engrenada, relógio e alcance do combustível. O mostrador menor é o Tripper.
O banco é largo, confortável e possui duas versões: uma com assento duplo e outro “confort” com foco no conforto do garupa
O escapamento é longo e duplo, o que resulta em um som agradável, mas para quem assiste a moto passar.
COMO FOI RODAR NA SUPER METEOR?

A moto tem ótimo desempenho. O motor de 648 cc, 47 cv e 5,3 kgfm de torque, mesmo que equipa as Interceptor e Continental GT é forte, torcudo e empurra bem os 241 kg de peso da moto, mas ao mesmo tempo mais manso em relação às irmãs Cafe Racer.
A suspensão invertida Showa com 12 cm de curso na dianteira dá uma moral a mais e também proporciona um rodar mais suave. Na traseira, tem suspensão de duplo amortecimento com regulagem de pré-carga e 10 cm de curso. Não senti impactos na suspensão traseira, mesmo com a gigantesca quantidade de remendos no asfalto de Brasília.
As rodas de 19” na dianteira e 16” na traseira são uma receita conhecida do segmento, com pneus CEAT 100/150 D/T.
A posição de pilotagem é do tipo sentado em C, com comando avançado, pernas apontadas para a frente, deixando o piloto em uma condição de relaxamento.
ASSISTA O VÍDEO DE PRIMEIRAS IMPRESSÕES
OUÇA O SOM DA SUPER METEOR 650
ACESSÓRIOS
A Royal vai disponibilizar uma série de acessórios para a moto, muitos já de série na versão Celestial, como Banco confort inteiriço com sissy bar para o garupa, para-brisa e protetor de motor. Podem também ser adquiridos setas em LED, retrovisores de ponta de guidão e pedaleiras do tipo plataforma, permitindo uma moto exclusiva já com acessórios originais.
FICHA TÉCNICA
MOTOR | |
Tipo | Bicilindro paralelo, 4 tempos, monocomando, arrefecimento a ar |
Cilindrada (cm³) | 648 |
Diâmetro x curso (mm) | 78,0 x 67,8 |
Taxa de compressão (:1) | 9,5 |
Potência máxima (cv/rpm) | 47 / 7.250 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 5,3 /5.650 |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Câmbio | 6 marchas |
Partida | Elétrica |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Bateria (V/A·h) | 12 / 14 |
Farol | FPL 1,55 W, LED |
Lanterna traseira | 2,5 W, LED |
Carregamento porta USB | USB 2.0 Tipo A – 5 V, 2 A de saída |
QUADRO & SUSPENSÕES | |
Tipo de quadro | Tubular de aço |
Suspensão dianteira | Invertida, diâmetro de 43 mm e curso de 120 mm |
Suspensão traseira | Duplo amortecedor, curso de 101 mm, com pré-carga ajustável |
FREIOS | |
Dianteiro (Ø mm) | Disco, 320, pinça flutuante de dois pistões |
Traseiro (Ø mm) | Disco, 300, pinça flutuante de dois pistões |
Controle | ABS, dois canais |
PNEUS | |
Dianteiro | 100/90 -19 M/C 57H (Pneu sem câmara) |
Traseiro | 150/80 B16 M/C 71H (Pneu sem câmara) |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 2,26 m |
Largura (sem/com espelhos) | 890 / n.d. |
Altura | 1.13 m |
Altura do assento | 74 cm |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 241 (com 90% de combustível e óleo) |
Tanque de combustível (L) | 15,7 |
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